O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este

Quantos dias são necessários em Punta del Este?

QUANTO TEMPO FICAR EM PUNTA DEL ESTE – Conforme falamos, é normal que muita gente conheça Punta del Este em um bate-volta. Passar um dia por lá é super válido caso seu tempo esteja corrido, dessa forma já consegue conhecer a atmosfera da cidade. Entretanto, estender a visita tem o poder de tornar seu roteiro completo.

Quanto custa para comer em Punta del Este?

Alimentação: – Os preços das refeições em Punta del Este são bem parecidos com os de Montevidéu. Eles variam de acordo com o local e o prato escolhido, mas no geral, as refeições costumam ser em torno de 50 reais cada. Já uma refeição completa em restaurantes mais sofisticados, com vinho e sobremesa, pode chegar a 150 reais. Leia também o texto melhores restaurantes em Punta del Este,

Qual o melhor mês para ir para Punta del Este?

Punta del Este: o que fazer, qual a melhor época e muito mais Ao falar no Uruguai, existem algumas cidades no país que se destacam e atraem mais turistas. é uma delas. Existem inúmeras razões que justificam essa popularidade. Entre elas, a presença de diversas e ter um dos balneários mais luxuosos da América Latina (segundo a Forbes de 2008).

  • Sabe o mix de casas no Uruguai com estilo e arquitetura semelhantes ao encontrado em regiões da Grécia? Muitas pessoas aproveitam a visita a Punta del Este para conhecê-las, por ficarem apenas a 14 quilômetros da cidade.
  • Além disso, a região também chama atenção pela gastronomia e diversos outros pontos turísticos.

Então, sentiu curiosidade e quer saber mais sobre o que Punta del Este tem de tão especial que a torna uma cidade queridinha dos turistas nas Américas? Continue a leitura! A cidade do Uruguai, como o próprio nome sugere, fica na extremidade Leste do país, a cerca de 130 quilômetros da capital,, ou aproximadamente uma hora e meia, de carro. Inclusive, marca a divisão entre o Rio da Prata e o Oceano Atlântico, sabia? Não é à toa que a região oferece aproximadamente 40 quilômetros de praias.

  1. Assim, os visitantes podem escolher se preferem com águas calmas, como no Rio da Prata, ou mar com mais ondas, presente no lado do oceano.
  2. Além dessas características, existem as solitárias, as virgens, as praias concorridas e muito mais, como você verá adiante.
  3. Não tem tempo ruim para visitar Punta del Este! Afinal, a cidade é cheia de belezas e atrações interessantes ao longo do ano.

No entanto, o verão pode ser a estação mais interessante para passear pela cidade, caso você prefira uma região mais movimentada. Isso porque as praias ficam cheias, a maioria dos estabelecimentos abrem, restaurantes lotam etc. Assim, se a sua intenção é conhecer e ser visto pelos turistas em Punta del Este, a alta temporada do verão é a melhor escolha.

  • Isso ocorre, especialmente, no mês de janeiro.
  • Então, se quiser um pouco menos de agitação no verão, dezembro, fevereiro e março também preenchem esse requisito.
  • Mas tenha cuidado, certo? Mesmo ao viajar durante uma, é importante incluir algumas roupas de na mala.
  • Afinal, principalmente no começo e no final do dia, Punta del Este costuma ventar bastante.

No geral, a temperatura fica entre 20 a 30 graus Celsius. Por outro lado, a melhor época para você se satisfazer com uma viagem é a baixa temporada? Nesse caso, é mais indicado visitar Punta del Este no inverno, de junho a setembro. Mas se prepare porque, da mesma maneira que o verão é intenso, o inverno é muito frio, com temperaturas até abaixo dos 10 graus Celsius.

Por essa razão, costumam circular menos pessoas na cidade, o que é benéfico para quem prefere um passeio calmo. Muitas vezes, a maioria da população que circula em Punta del Este nesse período são os próprios moradores. Que tal um equilíbrio entre as características do inverno e do verão de Punta del Este? O outono na cidade, que vai de março a junho, não tem clima tão intenso quanto as demais estações.

Assim, as temperaturas se tornam mais agradáveis e frescas, como variação de 12 a 22 graus Celsius. Uma dúvida comum das pessoas ao pensar em visitar Punta del Este é quanto ao perfil de quem costuma ir à cidade. Então, primeiramente, saiba que o público é muito eclético e não são apenas pessoas ricas a passearem pelo local.

  1. A maior parte dos turistas envolve turistas de classe média, que se hospedam em espaços alugados e, muitas vezes, fazem compras em supermercados para cozinhar a própria comida.
  2. Ainda assim, é importante reconhecer, também, que existe uma parcela considerável de classe alta, com destaque para os moradores da rua Beverly Hills e do Bosque.

Além desse tipo de público, Punta del Este também é muito frequentado por jovens interessados em baladas. Afinal, a cidade tem diversas festas que começam no final da tarde e se encerram apenas de madrugada nos clubes. Então, é esse tipo de experiência que você procura? Se a resposta for positiva, pode valer a pena conhecer a região.

Como dito, Punta del Este é um local eclético e pode ser visitado por famílias em busca de belas praias e gastronomia. Ainda, casais apaixonados e festeiros, turistas solos e grupos de amigos viajantes. Além disso, vale a pena conhecer a cidade do Uruguai até se você curte jogos, já que existem diversos cassinos oferecidos 24 por dia, bem no estilo de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Inclusive, não é obrigatório ter carro para visitar e ter boas experiências na cidade. No entanto, é recomendado alugar um veículo para você ter mais conforto ao visitar os pontos turísticos. Assim, vale a pena fazer a sua reserva com antecedência, seja em Punta del Este, seja em Montevidéu. Punta del Este se caracteriza por ser uma cidade glamourosa e com vida social agitada, com destaque para interações em praias, mansões, passeios em carros de luxo, iates, restaurantes caros e muito mais. Não é à toa que o lugar é destino de férias e passeios de muitas celebridades, como Paris Hilton, Naomi Campbell, Marina Ruy Barbosa e muito mais.

Além disso, Punta Del Este costuma receber com frequência turistas de diversos lugares, especialmente, da América do Sul, como Argentina e Brasil. Para maior compreensão, saiba que as águas das famosas praias da cidade são frias e turvas. Ainda assim, elas se destacam pela limpeza e pela organização. Ainda, o sol costuma se pôr tarde na região, o que atrai os visitantes por mais tempo.

Então, entendeu quais são as principais características da cidade uruguaia? Pode ficar mais fácil compreender sobre elas ao conhecer os pontos turísticos mais requisitados de Punta del Este. Acompanhe, a seguir! Lembra-se de quando falamos do mix de casas em Uruguai com estilo e arquitetura similares à Grécia? Trata-se da Casapueblo, que reúne galerias de arte, museus, hotéis e restaurantes, seguindo a estética idealizada e modelada a mão pelo artista Carlos Paéz Vilaró.

  1. Apenas saber como o espaço foi construído, ainda em 1958, já é motivo para visitar a Casapueblo.
  2. Mas além disso, o local cheio de curvas e com arquitetura única serviu de inspiração para o poeta brasileiro Vinicius de Moraes.
  3. Isso pode ser percebido no poema ‘’A casa”, produzido para crianças.
  4. Junto desse motivo para conhecer a Casapueblo, os visitantes também podem tirar diversas fotos no local, um dos principais cartões postais do Uruguai, que se assemelha à Grécia.

Ainda, oferece uma vista privilegiada de todo balneário e região. Tudo isso, com a apreciação do pôr do sol, que torna o momento ainda mais especial. Porém, é importante deixar claro que a Casapueblo não fica exatamente em Punta del Este. A cidade que abrange esse espaço se distancia apenas 14 quilômetros da cidade, cerca de 20 minutos de carro.

Trata-se de Punta Ballena, uma pequena península e resort do Uruguai, localizada no sul do país. Contudo, devido à proximidade com Punta del Este, as pessoas costumam associar a Casapueblo a ela. A escultura La Mano, ou escultura das mãos, é um dos principais cartões postais da cidade e do país. Ela foi criada em 1982, pelo escultor chileno Mario Irarrázabal, e comumente reúne diversos turistas em volta para tirar fotos da obra.

Isso porque a escultura buscou retratar dedos gigantes enterrados na areia, na intenção de alertar as pessoas sobre os perigos de afogamento, o que chama a atenção de quem circula na região. Então, se quiser ser o próximo turista a fotografar e apreciar a escultura La Mano, é preciso se dirigir à praia Brava, de frente à rodoviária de Punta del Leste.

Localização fácil, não é mesmo? A praia é caracterizada por águas fortes, o que explica o alerta dado pelo artista chileno quanto aos perigos de afogamento. Mas calma! Apesar disso, a Praia Brava proporciona muitas diversões, principalmente, para surfistas atrás de boas ondas e qualquer outra pessoa que curte esportes aquáticos, como windsurfe.

A escultura La Mano foi inicialmente desenvolvida em Punta del Este. No entanto, outros lugares se inspiraram na obra, que passou a ser reproduzida em muitas regiões. Entre elas, no Deserto do Atacama, em Veneza e na Espanha. A praia La Barra não fica exatamente em Punta del Este, mas em um estado próximo, Maldonado, ao lado de Montevidéu.

  • Por esse motivo, é comum que quem visite um desses lugares também aproveite para conhecer o outro.
  • Para conhecer La Barra, basta seguir pela tradicional Praia La Brava e atravessar a Ponte Ondulada.
  • O trajeto, por si só, é uma experiência interessante, já que a ponte que liga uma praia a outra, como o próprio nome sugere, promove muitas aventuras.

Então, prepare-se para sentir um friozinho na barriga. Ao chegar na Praia La Barra, você passa a ficar imerso em uma atmosfera hippie chique, com barzinhos, casinhas de madeira e artesanato. Como não poderia ser diferente em um local tão próximo de Punta del Este, a Praia La Barra também conta com noites badaladas, especialmente, no verão.

  • O que você gosta, na verdade, é de conhecer obras de artistas? Então, vale a pena conferir o Museu Rallí, localizado em um dos bairros mais chiques de Punta del Este, Beverly Hills.
  • Assim, é possível ficar imerso nas produções de grandes artistas latino-americanos do século XV ao século XVII.
  • Apesar da localização luxuosa do Museu Rallí, a entrada é gratuita.

Logo, esse passeio pode ser mais acessível para o público, e ainda é uma oportunidade para, posteriormente, conferir as fachadas das mansões de Beverly Hills. Voltando para o Museu Rallí, o ambiente tem pátios com esculturas de bronze e mármore, além de salas de exposição espaçosas.

  • Além do Uruguai, esse museu também tem representações na Espanha e em Israel, levando as obras da rica cultura latino-americana para mais pessoas.
  • Entre os artistas de maior destaque expostos no museu, podemos citar Salvador Dalí, Fernando Boterro, Juarez Machado, René Magritt e muitos outros.
  • Se você ainda não conhece as obras dessas personalidades, é uma grande oportunidade de apreciá-las.

Outro ponto turístico obrigatório para quem visita Punta del Este é o porto, onde se encontram as embarcações luxuosas. Além disso, esse local é onde peixarias atraem lobos marinhos, que podem ser apreciados pelos visitantes da região. Além de servir como um espaço de contemplação de atividades marítimas, o porto de Punta del Este também é um interessante ponto gastronômico.

Então, se quiser apreciar as comidas típicas do local, vale a pena conferir os restaurantes que ficam na beira do mar. Se a sua procura é por atividades mais jovens e badaladas, o porto da cidade fica especialmente atrativo à noite e no verão. Afinal, os bares e as baladas dos arredores atraem diversos jovens interessados na vida noturna.

Porém, no inverno, a circulação de pessoas diminui e os bares só abrem nos fins de semana. Assim, se você for para o porto em busca de agitação e na intenção de encontrar muitos turistas, lembre-se dessa informação. Lembra-se de quando falamos que Punta del Este se destaca também pelos grandes cassinos, muitos disponíveis por 24 horas? Isso não foi exagero.

  • A cidade costuma atrair turistas do mundo inteiro interessados em torneios internacionais, com destaque para o poker.
  • Você sempre pensou em conhecer glamourosos cassinos, como os de Las Vegas? Então, tenha em mente que os de Punta del Este, muito mais próximo do Brasil, não fazem feio.
  • Inclusive, alguns sorteiam carros e apresentam o show de diversos famosos, além de contar com outras programações de entretenimento.

Nesse sentido, um dos cassinos que mais se destacam é o famoso Enjoy Punta del Este, anteriormente chamado Hotel Conrad. O espaço fica disponível 24 horas, não exige hospedagem para participar das jogatinas e conta com 542 máquinas caça-niqueis, além de poker, blackjack, roletas, mesas de jogos, dados e muito mais.

  1. Além do cassino mencionado, existe outro que se destaca em Punta del Este, o Nogaró.
  2. Ele foi reformulado em 2019, e consiste no maior centro de entretenimento da região, além de ser um espaço confortável e espaçoso.
  3. Assim, se quiser conhecer também esse local, saiba que ela conta com 152 máquinas de caça-niqueis, roletas, jogos de mesa, blackjack e outros.

A Plaza de los Ingleses também é nomeada Plazoleta Grã-Bretanha, localizada entre o Rio Prata e o Oceano Atlântico, no sul do Uruguai. O nome da região surge em homenagem à disputa ocorrida em 1939, entre ingleses e um navio alemão, sobre o Rio Prata.

Ou seja, vale a pena conhecer a Plaza de los Ingleses pela relevância histórica do local. Mas além disso, o espaço recebe diversos turistas para contemplar a vista e as obras expostas. Uma delas é a escultura de sereia em cima das pedras, que mesmo desgastada com a ação do tempo, chama a atenção e serve como marcação do local.

Quer outra indicação de ponto turístico para visitar em Punta del Este? Conheça o farol, localizado em frente à Igreja Nuestra Señora de la Candelaria. A sua construção ocorreu em 1860, na intenção de orientar embarcações no Rio da Prata e no Oceano Atlântico.

  1. Ainda, o farol da cidade uruguaia tem características semelhantes ao farol da barra, em, capital baiana.
  2. Você já conheceu? Ambos ficam localizados em áreas tranquilas e proporcionam uma bela vista para a cidade.
  3. Contudo, uma diferença importante entre eles é que o farol de Punta del Este não fica na beira do mar ou do rio.

Além disso, a construção é imponente, com 45 metros de altura e emissão de luzes brancas a cada oito segundos. Se quiser conhecê-lo mais de perto, saiba que a visita é gratuita, basta que os interessados subam 150 graus de escada. Apesar de exigir um pouco mais de disposição física de algumas pessoas, a vista do farol vale a pena, principalmente, durante o pôr do sol.

A Feira da Plaza Artigas também é conhecida como Plaza de Los Artesanatos. O nome recebido se deve à feira de artesanato que ocorre desde 1967 e reúne cerca de 200 estandes. Assim, os turistas que visitarem o espaço podem contemplar diversos artefatos típicos da cultura do Uruguai na feira. Contudo, artesanato não é o único elemento que se destaca na Feira da Plaza Antigas.

Também é possível apreciar a exposição de pintores e artistas plásticos, além de artistas de rua, como malabaristas. Então, sentiu interesse? A feira funciona diariamente, das 17h às 2h, com exceção do sábado e domingo, com funcionamento das 10h às 17h.

You might be interested:  Que Es Un Terremoto

Punta del Este pode ficar ainda mais interessante na vida noturna, principalmente, se você gosta de uma balada. Saiba mais, a seguir, sobre quais atividades podem ser feitas para aproveitar a cidade! Um exemplo da agitação no local é o tipo de atividade que ocorre na Avenida Gorlero, como exposições artesanais, galerias de arte, pizzarias, barzinhos, espaço de compras, pub e muito mais.

Esses são espaços ainda mais interessantes para acompanhar os principais lazeres da vida noturna e jovem de Punta del Este. Digamos que La Barra e Penísula são algumas das regiões mais agitadas de Punta del Este, já que ficam no centro da cidade. Assim, você tem como opção de lazer desfrutar de restaurantes, baladas e bares, que oferecem diversas atrações para deixar qualquer turista longe do tédio.

Por exemplo, em La Barra, existem baladas como as de música eletrônica, com destaque para Soho ou para a casa noturna Tequila Night Club. Quer mais sugestões? Ao lado do antigo Hotel Conrad tem a OVO Nightclub e a Ocean Club, que oferecem diversão até o nascer do sol. Outro ponto turístico de Punta del Este que vale a pena conhecer é o Parque das Esculturas, localizado na Fundação Pablo Atchugarry, uma instituição sem fins lucrativos inaugurada em 2007.

Assim, ao visitar o espaço, você fica por dentro de salas de exposição, artes plásticas, ateliê do escultor, música, arte e muitas outras manifestações culturais para conhecer mais sobre o Uruguai. A principal maneira de chegar em Punta del Este é via aérea.

  1. Assim, você pega um no Brasil, com percurso seguindo via Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e em direção ao Aeroporto de Carrasco, localizado em Montevidéu.
  2. Aliás, ele é considerado um dos mais bonitos do mundo.
  3. Você aproveita e também conhece a capital do Uruguai, muito popular quando se fala nesse país.

O trajeto do Brasil para Montevidéu leva em torno de cinco horas, e desse local para Punta del Este, mais duas horas. E então, ficou ainda mais estimulado a visitar Punta del Este? Não é para menos, já que se trata de uma das cidades mais importantes do Uruguai e que atrai turistas de todo mundo, como celebridades.

Quando é baixa temporada em Punta del Este?

1. É bem mais barato – No verão, Punta del Este ferve. Faz calor, as praias ficam tomadas de turistas, hotéis e restaurantes operam com altos índices de ocupação e os gastos tendem a ser bem elevados. É preciso investir mais dinheiro em absolutamente tudo, como passagem aérea, hospedagem, alimentação e até mesmo com passeios.

  • Já no período de baixa temporada, é possível encontrar valores bem mais acessíveis, com mais de 50% de desconto, sobretudo durante o outono, que vai de março a junho, e na primavera, de setembro a dezembro.
  • Para se ter uma ideia, um pacote de quatro noites no resort Enjoy Punta del Este, custa até US$ 1.218 por pessoa no período mais movimentado.

Na baixa temporada, o valor cai para US$ 574.

O que o brasileiro precisa para entrar no Uruguai?

(Atualizado em março 2023) Se você tem planos de viajar para Montevidéu ou Punta del Este, veja neste post os documentos para entrar no Uruguai e organize antecipadamente seu passeio. Desde de março de 2023 o Uruguai só exige – além do documento de identidade – um seguro-viagem que cubra Covid,

Não é mais preciso comprovar vacinação ou fazer teste. A saber: em 1º de novembro de 2021, o Uruguai abriu suas fronteiras (aéreas e terrestres) após a pandemia do COVID-19 para o turista brasileiro e internacional. Desde então, alguns documentos e exames extras passaram a ser exigidos. A seguir, alguns requisitos ATUALIZADOS para entrar no país vizinho.

As informações são do CONSULADO DO URUGUAI em Porto Alegre RS e de viagens que realizei em 2022 e 2023 ao Uruguai.

Quanto dinheiro levar para o Uruguai por dia?

Viagem para Uruguai: descubra tudo sobre o destino Uruguai é o segundo menor país da América Latina e o menos populoso. O país, inclusive, já fez parte do Brasil, mas depois do Tratado de Montevidéu, se tornou independente. Pensando em incluir Uruguai no seu roteiro de viagem? Você está fazendo uma ótima escolha! Além de ser uma viagem considerada barata, o país pode oferecer boas experiências. Uruguai é um dos destinos mais baratos da América Latina Uruguai é considerado um dos países mais baratos para viajar, No entanto, isso depende da realidade do viajante e, claro, é bom fazer um planejamento para aproveitar os pontos turísticos e a culinária do país.

  • Alimentação: R$140,00
  • Hospedagem: R$ 140,00
  • Passeios por dia: R$45,00
  • Transporte: R$35,00

Por falar em transporte, caso opte por alugar carro para comodidade e facilidade para realizar um roteiro completo, o valor fica na faixa de 240 reais por dia, mas também depende do tipo de veículo escolhido.

É barato comer no Uruguai?

As comidas típicas do Uruguai são verdadeiras atrações turísticas da capital. É claro que os vinhos e as carnes fazem o maior sucesso. Mas saiba que é essencial ter uma boa lista de restaurantes sobre onde comer em Montevidéu. Os restaurantes em Montevidéu têm bons preços quando comparados aos das grandes cidades brasileiras, mas a maioria não é barata.

  1. Nos cardápios, o que mais vale a pena são as carnes e os vinhos uruguaios.
  2. Nós achamos as massas caras em relação às carnes, peixes e até pratos com frutos do mar.
  3. De qualquer maneira, saiba que os melhores restaurantes sempre têm opções para todos os gostos, inclusive pratos vegetarianos.
  4. Os turistas brasileiros devem saber do direito ao reembolso do IVA (tipo ICMS) pagando a refeição com o cartão internacional.

As novas regras de reembolso do IVA no Uruguai podem ser conferidas no site oficial. Neste artigo fizemos uma seleção de ótimos restaurantes em Montevidéu para vários bolsos, desde parrillas até locais sofisticados e lugares para comer barato no Uruguai.

Quanto custa uma água em Punta del Este?

Alimentação

RestauranteAlmoço simples Por pessoaR$50,11
RestauranteRefrigerante (lata) 300mlR$7,75
RestauranteCerveja (pint) ~ 600mlR$15,03
MercadoÁgua 1,5lR$6,08
MercadoCerveja 500mlR$8,81

Quantos dias para conhecer Montevideo e Punta del Este?

Saiba o que fazer no Uruguai, Quais as melhores cidades para fazer turismo e lugares imperdíveis para visitar e montar seu roteiro pelo país. O Uruguai é um país pequeno (menor que o rio Grande do Sul) e pode ser conhecido em poucos dias. Dá para conhecer as principais cidades, como Punta Del Este, Montevideo e Colonia em 3 dias.

Qual a cidade brasileira mais perto de Punta del Este?

Dica : restaurante e hospedagem – Jaguarão faz fronteira com Rio Branco (Brasil). Está a 375 km de distância de Punta del Este, por volta de 5 horas de viagem. Muita gente prefere dormir por lá no trajeto, deixando a viagem bem mais tranquilia. A dica de hospedagem é o Hotel Sinuelo,

  1. Normalmente saímos bem cedo de Punta del Este e almoçamos em Rio Branco após algumas compras no Free Shop.
  2. Indicamos para um almoço tranquilo o restaurante Batuva (no lado do Uruguai), próximo à ponte que divide as duas cidades.
  3. A aduana brasileira é logo após a ponte.
  4. Os policiais escolhem quem deve parar e apresentar notas de compras.

Não esqueça que o limite máximo para compras no país vizinho é de 300 dólares por pessoa. A ponte que divide Rio Brando de Jaguarão. Restaurante Batuva em Rio Branco, boa opção para almoço

Quando é calor em Punta del Este?

Verão. A temporada mais quente vai de dezembro a fevereiro. Ir a Punta del Este no verão significa sentir o calor e a umidade do lugar em seu máximo. As temperaturas podem chegar aos 30 graus.

Tem voo do Brasil para Punta del Este?

Quais companhias aéreas voam até ao Aeroporto de Punta del Este? A LATAM oferece voos diretos a partir do Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo. Já a Aerolíneas Argentinas oferece opções a partir do Aeroporto de Porto Alegre (POA) e do Aeroporto de Curitiba (CWB), com escala em Buenos Aires.

Como é Punta del Este em julho?

Clima em Punta del Este em julho – O mês de julho marca o inverno em Punta del Este, apesar dele já iniciar logo no final de junho, com temperaturas baixas e ventos gelados. As máximas durante o dia se assemelham a junho, chegando aos 15 graus Celsius, porém as mínimas podem ser mais frias, em torno de 6 graus Celsius.

  • Neste mês, há pouca probabilidade de chuvas, porém o vento frio é constante e forte.
  • Então não deixe de levar blusas quentes, toucas e cachecóis.
  • Durante o inverno, algumas atrações em Punta del Este fecham, mas nada que impeça o seu passeio.
  • Por ser uma cidade bastante turística, você pode ir em qualquer época do ano que aproveitará da mesma forma.

E para saber mais sobre o inverno em Punta del Este e as outras estações do ano, veja a nossa matéria sobre clima e temperatura em Punta del Este,

Quantos pedágios até Punta del Este?

Uruguai: tudo o que você precisar saber para visitar o país Sempre tenho um pouco de dificuldade para escrever sobre o Uruguai em posts aqui no blog, porque o Uruguai é um lugar onde não me sinto uma turista. No Uruguai, eu me sinto em casa e, por isso, fico meio sem saber quais as melhores dicas para um turista visitando o país.

  1. Vivi na fronteira com o Uruguai mais de 30 anos da minha vida, meu pai sempre teve campo no Uruguai, desde muito pequena nós sempre tivemos casa de praia no Uruguai, sempre passei quase todas as minhas férias escolares de verão e de inverno no Uruguai com meus pais – pra mim, é o meu 2º país.
  2. Minha mãe inclusive reside atualmente no Uruguai.

Sendo assim, não tem cabimento que eu não tenha nunca escrito um post aqui no blog com dicas gerais de viagem ao Uruguai – e é essa falha que eu venho sanar com este post. Provavelmente, e justamente porque não vejo o Uruguai com olhos de turista/viajante, devo ter esquecido de muitas coisas, mas acho que o principal está aqui.

O Que Fazer Em Punta Del Este
Punta del Este, o balneário mais famoso do Uruguai

Neste post vocês vão encontrar dicas práticas para uma viagem ao Uruguai. Vambora?

O Que Fazer Em Punta Del Este
Colonia do Sacramento, meu lugar favorito no Uruguai

Para entrar no Uruguai você precisa: * RG (somente a carteira verde, carteiras de categorias profissionais não servem) ou passaporte * Certificado de vacinação Covid * Documento do veículo (em caso de viagem com carro próprio) Esses documentos foram os que pediram para nós, mas tive relatos de que, em outras fronteiras, também pediram a carta verde aos motoristas.

  1. Na fronteira terrestre entre Jaguarão e Rio Branco, durante alguns anos, eles pediam a carta verde, tanto que já passei a fazer o seguro anual do meu carro com carta verde incluída (um seguro que cobre os danos materiais e pessoais de terceiros).
  2. Mas agora já faz vários anos que não pedem mais, então acredito que vai depender da fronteira por onde você vai cruzar e dos funcionários que estiverem de serviço.

Em Jaguarão e no Chuí, no horário comercial, é bem fácil e rápido providenciar uma carta verde se eles de fato te solicitarem uma – você pode esperar pra ver e, caso não solicitem, não terá mais esse custo. Mas, se você for cruzar a fronteira pelo Chuí num final de semana, ou fora do horário comercial, e não quiser se incomodar, talvez seja uma boa já providenciar a carta verde com antecedência.

  • Também consta no site do governo que agora, pos-pandemia, é necessário seguro saúde para viajar ao Uruguai, mas isso NUNCA foi cobrado de ninguém, que eu saiba.
  • Nem mesmo durante a pandemia, quando eles exigiam 1000 coisas, testes de Covid, certificados de vacinação e tals, o seguro saúde nunca foi efetivamente exigido.

A gente preenchia o formulário de saúde online (que não é mais necessário) informando que tínhamos o seguro saúde do cartão de crédito VISA e nunca nos pediram para ver, nas várias vezes que cruzamos a fronteira pos-Covid. Para crianças, eles só pedem para ver o certificado de vacinação para crianças acima de 6 anos.

  • Se o seu filho não tem, talvez não peçam nada, mas, se encrencarem, você terá que apresentar um teste negativo de Covid de antígeno, daqueles de farmácia.
  • Nestas questões de imigração em fronteiras, o Uruguai é como qualquer outro país do mundo: pode ser que não te peçam nada, mas também podem pedir tudo! Além disso, alguns leitores me relataram que “passaram direto” na fronteira terrestre, pois “ninguém os parou”.

Mas gente, TEM QUE PARAR SIM! Mesmo que ninguém te pare! Aliás, eles realmente não param ninguém, não tem um funcionário ali parando os carros e mandando as pessoas descerem para fazer o permiso (que vale como um visto, normalmente concedido por 90 dias para brasileiros), mas tem que parar, estacionar e ir lá dentro da Aduana preencher a papelada! Caso contrário, de fato ninguém vai te impedir de entrar Uruguai adentro, mas você estará ILEGAL no país! Pode até ser que você entre e saia do Uruguai ilegalmente sem nenhum problema, mas, se você tiver QUALQUER problema, como um acidente de trânsito, por exemplo, estará realmente encrencado. O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
o ‘permiso’ vale como um visto no Uruguai, e normalmente é concedido por 90 dias para brasileiros

Para levar pets para o Uruguai, teoricamente, precisa * atestado de saúde do animal firmado por veterinário e * certificado de vacinação. Além disso, para viajar de avião com pets ao Uruguai, há uma lista enorme de exigências – que eu não sei se são de fato cobradas ou não no embarque no aeroporto, pois AINDA não voei com a Laika, muito menos para o Uruguai: laudo de sorologia de Leishmaniose, certificado de microship, certificado veterinário, vacina antirrábica.

Na prática, contudo, nas fronteiras terrestres, NUNCA na vida nos pediram nada para passar cachorro para o Uruguai (e nós levamos cachorros para Punta del Este desde que eu era criança) – já levamos uns 10 cachorros diferentes para o Uruguai (Punta del Este), via terrestre, sem apresentar documento nenhum.

O que você vai fazer com essa informação eu não sei.

O Que Fazer Em Punta Del Este
eu ando sempre com o atestado de saúde e com o certificado de vacinação da Laikosa, mas nunca me pediram nada

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este Laika curtindo uma praia na Mansa em Punta del Este
You might be interested:  Cuando Son Las Vacaciones De Julio 2019

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este fotos de 2008 com Choco e Frida em Punta del Este – nunca precisamos nenhum documento de nenhum destes cachorros para cruzar a fronteira terrestre com o Uruguai, o que não significa que eles não vão pedir para ver os documentos do SEU cachorro.estou apenas relatando a NOSSA experiência

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este pela carinha do Peg nesta foto, dá para ver que viajamos ao Uruguai com cachorros há MUITOS anos, né? 😜

O peso uruguaio está cotado a 7,55 para o real, ou seja, 100 pesos valem R$ 13,24. Os melhores lugares para trocar reais por pesos são as casas de câmbio nas cidades de fronteira terrestre (Chuy, Rio Branco, etc). A dica é a de SEMPRE: compre PESOS com REAIS na FRONTEIRA.

  1. A cotação é SEMPRE melhor em Rio Branco (fronteira Jaguarão), no Chuy, etc.
  2. Compramos a 7,55 na fronteira; em Colonia pagam apenas 6,60 😳 Quem chega pelo aeroporto de Montevidéu tem que trocar reais por pesos nos Abitab e RedPagos do centro da capital.
  3. NÃO troque dinheiro no aeroporto.
  4. Atenção: trazer REAIS e comprar PESOS.

Nada de trazer dólar! Pra quê, vai trocar dinheiro 2x e, consequentemente, perder 2x?? Para trocar $$ no Uruguai, procure um Abitab ou RedPagos (são as ‘casas lotéricas’ do Uruguai). Ah, e aproveite que está no Uruguai e já compre uns dólares e euros com suas economias (em reais) para as próximas viagens internacionais (garanto que você não encontrará cotação melhor em nenhum outro lugar).

O Que Fazer Em Punta Del Este
pesos uruguaios

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este para trocar $$ no Uruguai, procure um Abitab ou RedPagos, que funcionam como as nossas ‘casas lotéricas’ no Uruguai

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este essa era a cotação do real em Colonia – bem pior do que na fronteira, em Jaguarão – Rio Branco

No Uruguai, às vezes compensa pagar algumas contas específicas com cartão de crédito, pois eles dão desconto do IVA (imposto sobre valor agregado) para turistas estrangeiros no Uruguai. Contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) têm um desconto de 18 a 22%, relativos ao estorno do IVA (que funciona como o nosso ICMS).

  • Mas atenção: a devolução de 22% de IVA em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional,
  • Esse desconto acaba compensando os 6,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão de crédito.
  • Melhor ainda se você pagar essas contas de restaurantes com um cartão de débito de contas internacionais, como Wise ou Nomad, por exemplo.

Aí você não perde nem os 6,38% de IOF cobrados pelo Brasil. Nas diárias de hotel no Uruguai, você também não paga o IVA, mas aí não tem tanta graça, porque você não VÊ o desconto, já que esse imposto não está previamente incluído nos valores das diárias em sites como o Booking, por exemplo.

O Que Fazer Em Punta Del Este
o desconto do imposto em restaurantes já vêm aplicado direto na nota quando você paga com cartão de crédito

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/zhabefaezhakymaeraemumi.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ />

O Que Fazer Em Punta Del Este
restaurante em Colonia do Sacramento no Uruguai

No Uruguai existem alguns cartões de crédito que dão descontos extras aos seus clientes: quem tem cartões Santander e Itaú tem que se ligar nos descontos que eles dão no Uruguai. Alguns cartões chegam a dar 25% de desconto no Uruguai, especialmente em restaurantes. Fique ligado e sempre pergunte antes de pagar a sua conta! O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este Nas estradas uruguaias existem pedágios que agora não podem mais ser pagos em dinheiro na passagem pela cabine. Você é obrigado a adquirir o que eles chamam “Telepeaje”, que é um selo de colocar no para-brisa do veículo para cobrança automática de pedágios.

  1. Você cola o Telepeaje no seu para-brisa e ele é cobrado automaticamente cada vez que você passa num pedágio.
  2. Cada passagem em pedágio custa 122,50 pesos, que são equivalentes a R$ 16,30 (sim, caríssimo).
  3. O Telepeaje não pode ser pago em dinheiro em alguns locais; eles só aceitam cartões de crédito e débito (em outros lugares vimos que era possível pagar em $$$).

O selo pode ser comprado e recarregado nas próprias praças de pedágio (tem que estacionar, descer do carro e ir no escritório comprar em horário de funcionamento – funcionam aos domingos também, mas não sei informar o horário). Também pode ser recarregado online, no site oficial do Telepeaje, ou nas agências da RedPagos e Abitab (que funcionam como as casas lotéricas no Brasil).

Você faz a recarga pelo número do seu selo. O sistema, além de caro, é ruim para turistas, que não têm ideia de quantos pedágios vão ter que passar viajando pelas estradas uruguaias e, portanto, não sabem quanto crédito/saldo precisam carregar no seu Telepeaje. Nós sabemos, por exemplo, que, para ir de Jaguarão a Punta del Este, temos um pedágio.

De Punta a Montevideu são mais 2 pedágios. De Montevideu até Colonia del Sacramento são mais 2 pedágios. Ou seja, são 5 pedágios de 122,50 pesos numa viagem de Jaguarão até Colonia. Ida e volta serão 10 pedágios de 122,50 pesos, totalizando 1225 pesos em pedágios para ir de Jaguarão a Colonia, ida e volta.

Em reais são R$ 163,00. Um absurdo de caro 🤑 Entre Punta del Este e Montevideu passamos por uma praça de pedágio em que ainda havia uma cabine onde era possível pagar o pedágio manualmente e fomos nela, mas descobrimos que, se você paga com $$$, fica ainda mais caro o pedágio: 160 pesos, ao invés de 122,50! E, se você tem crédito disponível no seu selo, não dá pra escolher pagar com $$, pois o pedágio lê o seu selo e te cobra automaticamente do teu saldo.

No site oficial do Telepeaje existe também a possibilidade de se adquirir um ‘passe turista’, que é um passe de pedágio específico para turistas, que você pode pagar depois de usar as estradas, mas muita gente me relatou que tiveram uma baita dificuldade para fazer esse pagamento online depois – aliás, que eu saiba, até hoje NINGUÉM relatou ter efetivamente conseguido fazer esse pagamento online, e tiveram que ir até um Abitab ou Red Pagos para fazer os pagamentos dos pedágios, complicando ainda mais a vida depois. O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O lado bom é que, como regra, as estradas uruguaias são bem boas e têm pouquíssimo trânsito. As únicas estradas onde você provavelmente vai encontrar um pouco mais de trânsito, especialmente no verão, são a Ruta 1, entre Montevidéu e Colônia, e a Ruta Interbalneária, entre Punta del Este e Montevidéu. O resto do país tem estradas desertas. O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
o maior “risco” que você corre nas estradas uruguaias é ver essa triste cena de um ‘troféu’ de javali no teto de uma camionete pos-caçada 😞

Eu detesto fazer o estilo ‘mensageira do apocalipse’, mas tem muita gente me perguntando, então não posso me furtar a responder. Senta, respira fundo e se prepara para o baque: o litro da gasolina está custando 75 pesos no Uruguai, que são equivalentes a R$ 9,93 😳 E, como me perguntou um amigo, no linguajar de Uruguaiana, já adianto: não, não vem já com o balde de cerveja e as putas incluídas 🤪 Pergunto: vocês conhecem algum lugar com gasolina mais cara? Provavelmente Suíça e Noruega, né? A dica esperta do pequeno viajante é: se vier de carro, encha bemmm o tanque do lado brasileiro, antes de cruzar a fronteira! E, se estiver a caminho da Argentina e puder esperar para abastecer lá, melhor ainda! A gasolina está baratíssima na Argentina! Veja também: Dicas e orçamento para uma viagem de carro pelo Uruguai O Que Fazer Em Punta Del Este Tudo está caro no Uruguai, inclusive a comida no supermercado. Se puder, leve um ‘ranchinho’ do Brasil. Até mesmo os uruguaios que vivem perto das fronteiras com o Brasil vão às cidades brasileiras fronteiriças almoçar nos restaurantes por quilo e fazer compras de supermercado, porque é bem mais barato para eles. O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
comendo pancho em um ‘carrito’ no Uruguai

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este ‘carrito’ em Colonia do Sacramento no Uruguai

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este até o pão de queijo está com preços proibitivos no Uruguai

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este tudo está caro no Uruguai, inclusive as comidas compradas em supermercados

Veja mais aqui: 35 lugares para comer bem em Punta del Este e arredores 5 mercados e feiras que você precisa conhecer em Montevidéu, no Uruguai Dica importante no Uruguai: as bebidas em restaurantes, incluindo refrigerantes (gaseosas) sempre foram incrivelmente caras.

Um copo de suco de laranja custa entre 100 e 150 pesos. A garrafinha de vidro de Coca-Cola chega a custar entre 70 e 140 pesos 😳 (num mercadinho a Coca-Zero 600ml custa 60/70 pesos). Se você pedir um refri para cada pessoa num restaurante (como fazemos no BR), vai encarecer bastante a conta no final! A dica é pedir água Salus grande, a água com gás clássica do Uruguai, que é ótima, mais econômica, saudável, não engorda e dá pra toda família 👪 😅 Com relação às bebidas alcoólicas, a dica é comprar nos free shops, quando cruzar a fronteira – os uruguaios têm free shops no aeroporto, nos ferries (barcos que fazem a travessia entre Buenos Aires e Colônia) e em todas as fronteiras terrestres entre Brasil e Uruguai.

Outra dica é, sempre que possível, ao invés de beber em bares e restaurantes, comprar bebidas em mercados – em Colônia, por exemplo, sempre comprávamos umas biritinhas em mercadinhos para tomar enquanto assistíamos aos maravilhosos pores do sol – e, fazendo isso, economizávamos muito $$! Leia também: Como ir até Punta del Este passando por Jaguarão e pelos free shops

O Que Fazer Em Punta Del Este
a dica é pedir água Salus grande, a água com gás clássica do Uruguai

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este em Colonia, comprávamos bebidas nos mercadinhos para tomar assistindo o por do sol

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/resibaepubetowytae.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ />

O Que Fazer Em Punta Del Este
para Punta del Este, sempre levamos bebidas compradas nos free shops da fronteira

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/nomojasaqaecanoji.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ />

O Que Fazer Em Punta Del Este
por do sol bem acompanhados em Colonia

Não deixe de experimentar os clássicos uruguaios, como dulce de leche Conaprole, alfajores triple Punta Ballena, panchos com muzzarela (cachorro-quente), chivitos (hamburger uruguaio), um asado de tira (costela), gin Pomelo e cervezas Patricia e Zillertal.

O Que Fazer Em Punta Del Este
panchos com muzzarela

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este alfajores triple Punta Ballena

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este cerveza Patricia

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este chivito al plato

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este chajá, o doce mais popular do Uruguai

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este asado de tira

table>

cerveza Zillertal

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este simmm, nós amamos panchos com muzzarela kkkk.

Tenho um post no blog explicando direitinho como usar os chips da Ancel no Uruguai para ter dados móveis no celular: Como usar a internet no celular e no notebook no Uruguai Mas agora também quero registrar aqui as dicas dos chips da Claro e da Movistar: O simcard da Claro no Uruguai custa 50 pesos e, colocando 200 pesos em créditos, você ganha um pacote com 20 giga de dados móveis.

Além disso, com esses 200 pesos que você colocou em créditos, você consegue comprar um outro pacote de 50 giga de dados móveis! Então, por 250 pesos, que equivalem a R$ 33,00, você compra o chip da Claro Uruguai e 2 pacotes de dados totalizando 70 giga para usar por um mês. Achei um ótimo negócio, e o melhor: não precisa contratar pacote, habilitar o chip, não precisa fazer nada, nada, nada.

É só tirar o seu chip brasileiro, colocar o chip da Claro e ele começa a funcionar automática e imediatamente. Quem tem o chip da Claro no Brasil pode contratar aquele pacote internacional que a Claro oferece – não é o meu caso. Se este também não é o seu caso, é só comprar um chip pre-pago da Claro Uruguai que resolve o seu problema.

  • Antes eu recomendava a quem chegasse a Punta del Este ir no shopping e comprar um chip da Ancel num dos quiosques, era super rápido e prático.
  • As próprias gurias que trabalhavam ali colocavam o chip e habilitavam o pacote de dados nos nossos celulares.
  • Mas este ano o shopping de Punta del Este teve um terrível incêndio que destruiu todo o prédio, então hoje em dia é mais complicado encontrar um chip da Ancel em Punta, teria que ir até a sede da empresa no centro de Maldonado.

O shopping está sendo reconstruído depois do incêndio, mas ainda não foi reaberto. Depois disso, quando estávamos nos achando super espertos com a aquisição dos nossos simcards da Claro de 250 pesos por 70 giga, o espertinho do Felipe foi na Movistar (em Punta del Este fica ali pertinho do shopping) e se deu ainda melhor do que nós: comprou um chip da Movistar com 100 giga de dados móveis por 180 pesos ! Ou seja, no Uruguai é bem fácil adquirir um chip de celular com pacotes de dados móveis incluídos, seja na Ancel, na Movistar ou na Claro.

O Que Fazer Em Punta Del Este
um dos inúmeros ‘kioscos’ que vendem simcards no Uruguai (este fica na calle Gorlero)

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este chip da Claro Uruguai

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este pacotes de dados que você pode adquirir online

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/laeseqyhehaelehy.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ />

O Que Fazer Em Punta Del Este
loja da Movistar em Punta del Este, pertinho do shopping

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este chip da Movistar Uruguai

Se você viaja com seu pet, é importante saber quais praias permitem ‘mascotas’. Nem todas as praias peritem a presença de animais de estimação, então sempre é importante pesquisar as praias onde você pode levar seu melhor amigo sem risco de receber olhares enviesados ou até mesmo uma multa dos marinheiros. Em Punta del Este, as praias que permitem ‘mascotas’ são:

O Que Fazer Em Punta Del Este
praias petfriendly no Uruguai

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este ‘mascotas’ são animais de estimação

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este a Laikosa AMA curtir uma praia em Punta del Este!

Veja mais: Kit light para bebês na praia De Colonia del Sacramento até Carmelo são 77Km pela Ruta 21; de Colonia até Montevideu são 180Km pela Ruta 1; de Montevideu até Punta del Este são 130Km pela Ruta Interbalneária; ou seja, são todas distâncias grandes.

  • O único bate e volta que eu recomendo no Uruguai é Colonia – Carmelo,
  • Em todos os outros lugares, recomendo ficar no mínimo 1 ou 2 noites.
  • Muita gente pensa que dá para fazer bate e volta de Montevideu a Colonia.
  • Eu discordo, acho uma péssima ideia.
  • Eu sempre dizia – tem até um post antigo no blog com esse título – que Colonia merece uma noite da sua vida ; mas agora, com essa história de ter que fazer um bate e volta a Carmelo, já estou convencida de que Colonia merece (pelo menos) 2 noites da sua vida: um dia para desbravar Colonia e outro dia para explorar Carmelo 😎 Leia mais: Isso para não falar na Fortaleza de Santa Tereza, Punta del Diablo, Cabo Polonio, La Pedrera, José Ignacio, Piriápolis.dá um roteirinho top de 2 semanas no Uruguai 😅 Veja aqui um roteiro da Praia do Cassino até o Cabo Polônio no Uruguai Você já viajou pelo Uruguai? Como foi o seu roteiro? Foi se deslocando de um lugar para outro ou fez base em uma cidade e fez bate-e-voltas? Eu recomendo alugar um carro e ir se deslocando de um lugar para outro.
You might be interested:  Cuando Entra La Primavera En Uruguay 2019

O Uruguai é perfeito para uma roadtrip assim. Vou deixar aqui uma lista de lugares que merecem estar no seu roteiro pelo Uruguai, e a quantidade de dias/noites que recomendo ficar em cada um desses lugares – no mínimo:

Montevidéu – 2 dias Colonia – 2 dias (para fazer bate e volta até Carmelo)Carmelo – 1 dia Punta del Este – 2 dias (para poder aproveitar um pouco de praia) Piriápolis – 1 dia José Ignacio – 1 diaLa Pedrera – 1 dia Cabo Polonio – 1 dia Punta del Diablo – 1 dia Fortaleza de Santa Teresa – 1 dia

Saiba mais: Colonia é um dos lugares que eu mais amo voltar no Uruguai! Nossas passagens por Colonia são sempre rápidas, ou a caminho de Buenos Aires, ou como uma daytrip de Punta ou Montevidéu, Já comemoramos até um aniversário do Felipe em Colonia, mas nunca ficamos mais do que uma noite, e a cidade, embora pequena, definitivamente merece! É um lugar delicioso para passear com calma, passar a tarde sentada num café relaxando, tomar uma cerveza ou um drink curtindo um dos pores do sol mais lindos do mundo.eu AMOOOO ❤ Na nossa última viagem a Colonia, pensamos em dar um pulinho em Buenos Aires, mas o ferry estava custando caro demais (ficava mais de 1000 reais a viagem de ida e volta de ferry para mim e para o Peg) só para ‘dar um pulinho’ ali em Buenos Aires hehehe.

O Que Fazer Em Punta Del Este
esta é uma dica (que não testamos) da minha amiga Ale para conseguir comprar tickets de ferry mais baratos, se você tiver paciência e tempo para pedir estes cartões

Então decidimos aproveitar e curtir Colonia com calma. Vocês sabiam que Colonia del Sacramento foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO ? A cidade fica situada às margens do Río de La Plata (na margem oposta de Buenos Aires), e é famosa pelo Barrio Histórico, da época da colonização portuguesa (foi fundada em 1680).

O Que Fazer Em Punta Del Este
Colonia del Sacramento foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este Portón de Campo, vestígio das antigas muralhas de Colonia

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este farol Colonia del Sacramento do século XIX

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este ruas ladeadas de plátanos em Colonia do Sacramento

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este rua da época da colonização portuguesa em Colonia

table>

Portón de Campo em Colonia del Sacramento

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este Colonia é um lugar delicioso para passear com calma, passar a tarde sentada num café relaxando.

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este você vai encontrar muitos carros antigos espalhados pelas ‘calles’ de Colonia

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este passear pelas ruas de pedras do centro histórico de Colonia é sempre uma alegria

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/gajumynaetyzhe.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ />

O Que Fazer Em Punta Del Este
um pequeno passeio pelo centro histórico de Colonia – é tudo pertinho, e você pode andar por toda cidade velha a pé

Nos meus posts específicos sobre Colonia, já escrevi acerca de vários lugares que você pode visitar por lá, mas, nesta última viagem, nós descobrimos uma novidade em Colonia que me deixou muito feliz, e quero compartilhar mais essa dica com vocês. A Plaza de Toros Real de San Carlos é um ícone de Colonia del Sacramento no Uruguai.

Construída em 1909, foi logo fechada, após a proibição das touradas, em 1912. Nas nossas primeiras visitas a Colonia, fomos lá diversas vezes passear (ela fica alguns Km distante do centro histórico, um passeio ótimo de bicicleta pela Rambla), e sempre ficávamos com muita pena do estado de deterioração em que esse monumento se encontrava, praticamente em ruínas.

Temos várias fotos dessa época, inclusive com o Lipe bebê,

O Que Fazer Em Punta Del Este
Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia antes da restauração

Pois não é que, depois de mais de um século de abandono, no ano passado ela foi finalmente restaurada e transformada em um centro cultural para eventos musicais ou esportivos!? Que alegria foi chegar em Colonia e ver esse lugar assim, novinho em folha, para as próximas gerações desfrutarem dessa lindeza 🤩 O ingresso para a visita diurna custa 170 pesos, menores de 12 anos não pagam, e o horário de abertura é das 11 às 17hs, diariamente. O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/fixizhawujuju.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ /> O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
a Plaza de Toros de Colonia fica alguns Kms distante do centro histórico, um passeio ótimo de bicicleta pela Rambla

Um dos melhores programas com crianças em Punta del Este – e gratuito! – é ir ver os lobos marinhos no Porto. Eles costumam ficar sempre ali por perto da área onde os pescadores limpam peixes, e são muito fofos! Só mantenha a distância: lobos marinhos, por mais fofos que sejam, são animais selvagens, e não dá pra prever a reação deles – e eles claramente não gostam da proximidade com humanos! Lembro de uma vez, há muitos anos, que o dindo do Lipe tentou se aproximar de um deles lá no Porto – tomou uma rosnada que jogou ele longe hehehe.

lobos marinhos no Porto de Punta del Este

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/rymaemytynidiqashe.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ /> O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este Uma outra dica de Punta del Este, sobre a qual eu nunca tinha escrito aqui no blog, é visitar a esquina da Península de onde é possível enxergar o mar por todos os lados, Sim! Parado no cruzamento entre as ruas Capitán Miranda e El Trinquete, na ponta da Península, perto do Farol, você consegue ver o mar ao norte, ao sul, ao leste e ao oeste, é bem legal!

Península de Punta del Este

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este no cruzamento entre as ruas Capitán Miranda e El Trinquete, na ponta da Península, perto do Farol, você consegue ver o mar de todos os lados em Punta del Este

Sobre Punta del Este, veja também: Os estacionamentos do centro de Montevidéu custam 70 pesos por 30min. Mas você pode estacionar na rua e pagar apenas a tarifa do parquímetro, que é de 44 pesos por 1h de estacionamento e você paga em qualquer Abitab,

os estacionamentos do centro de Montevidéu custam abusivos 70 pesos por 30min

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este nosso carro tem placas antigas, e pagamos normalmente a tarifa do parquímetro num Abitab

Sabe aquele lugar que te deixa em paz? Pra mim, é a Lagoa Mirim, Sei que todos gaúchos devem lembrar de ter estudado na escola que as 3 grandes lagoas do RS são Lagoa dos Patos, Mirim e Mangueira, mas aposto que poucos de fato conhecem essas lagoas lindas fora o pessoal de São Lourenço (que fica situada à beira da Lagoa dos Patos) 🤣 A Lagoa Mirim fica situada na divisa com o Uruguai e é um balneário super tranquilo, com algumas paisagens lindas – tenho alguns posts já publicados aqui no blog sobre esse balneário: No verão, tem uma ponta de areia, quando a lagoa está com nível baixo, que entra lagoa adentro por quilômetros – mostrei lá nos stories.

O Que Fazer Em Punta Del Este
Lagoa Mirim

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/fyniwazhixamo.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ /> O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
esta ponta de areia, que aparece quando a Lagoa Mirim está com nível baixo, entra lagoa adentro por quilômetros

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este a Lagoa Mirim fica situada na divisa entre o RS e o Uruguai (no ponto verde do mapa acima)

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/nalalyfutenerolu.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ />

O Que Fazer Em Punta Del Este
a Lagoa Mirim virou point de kitesurf

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/lexalojycomymy.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ /> O Que Fazer Em Punta Del Este Fizemos uma trilha entre a Playa Punta Negra, Punta Colorada e o Hotel Argentino em Piriápolis, e adoramos esse trajeto. “Inventei” essa trilha nova sem conhecer a maior parte do trajeto, apenas olhando no Google Maps, e deu certo! Deixamos o carro em Punta Negra, caminhamos por Punta Colorada – um pouco pelas estradinhas na beira-mar e outro pouco pela areia na beira d’água – até chegarmos a Piriápolis, balneário próximo a Punta del Este.

  • Em Piriápolis passamos por várias praias, caminhando ora pela beira d’água, ora por passarelas de madeira ou caminhos de asfalto lindos e bem cuidados que eles construíram nas ramblas (avenidas) à beira-mar.
  • Fomos até o lindo e famoso Hotel Argentino, no centrinho de Piriápolis, fechando 12Km em 2h20min de caminhada com a Laikosa, que se comportou super bem, toda serelepe! Se você não tiver carona para voltar até o seu ponto de partida em Punta Negra (nós ganhamos uma carona da minha mãe e irmã), sempre é possível pegar um táxi para voltar! Também é possível começar a caminhada em Punta Colorada e fazer ida e volta, um trajeto que deve ficar com pouco menos de 20Km.

Recomendo demais essa caminhada para quem gosta de longas caminhadas e tem vontade de desbravar um pouquinho mais do litoral uruguaio 🤩 E quero comentar uma coisa que sempre constato e sempre me entristece: como é bom quando as pessoas valorizam o litoral e não PRIVATIZAM o litoral.

Há pouco tempo estivemos em Floripa e foi TÃO decepcionante andar passeando de carro por várias praias do norte da ilha procurando um pedacinho de mar e simplesmente não encontrar!! 😡 Ou eles constroem casas/construções em geral na beira do mar, ou tem alguma espécie de obstáculo que não te permite ver o mar.

Tu anda, anda, e tem que procurar uma servidão ou uma ruela que te permita acessar o mar 😔 Eu acho tão maravilhoso quando as pessoas entendem que o mar e as praias são de TODOS e valorizam isso, construindo ramblas como as que existem em muitos lugares no Uruguai, onde a gente roda de carro até cansar sempre costeando o mar! TODOS os lugares deveriam ser assim.

O Que Fazer Em Punta Del Este
trilha entre a Playa Punta Negra, Punta Colorada e o Hotel Argentino em Piriápolis

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este trilha em Piriápolis

table>

Playa Punta Negra em Piriápolis

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/zhuhajaeshonuxatinyla.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ /> O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
Rambla de Piriápolis

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/shaezholaepasewezhysaeto.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ /> O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
Porto de Piriápolis

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/myjywovyloguhu.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ /> O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
Hotel Argentino em Piriápolis

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este terminamos a trilha em Piriápolis fechando 12Km em 2h20min de caminhada

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/nujaecemyloqaewaco.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ /> Para quem vai viajar ao Uruguai, gosto de recomendar um filme que retrata muito bem a vida no interior do país: O Banheiro do Papa, Baseado em um fato real, o filme, de 2007, retrata o impacto da visita do Papa João Paulo II, em 1988, a uma cidade do interior do Uruguai, Melo, próxima à fronteira com o Brasil.

O Banheiro do Papa

Durante o ano, como regra, não há uma grande oscilação de preços para turistas no Uruguai, mas existem algumas épocas em que tudo fica mais caro nas praias : o Ano Novo, o Carnaval (quando muitos brasileiros, especialmente gaúchos, viajam ao Uruguai) e a Páscoa, que é um grande feriado escolar no Uruguai, quando os próprios uruguaios viajam bastante pelo país.

  • A temporada mais forte dos cruzeiros é a partir de 20 de dezembro até os primeiros dias de janeiro.
  • Nesta época, todo dia é possível ver pelo menos um ou 2 navios de cruzeiros em Punta del Este.
  • Para passar a virada do ano no Uruguai, acredito que o melhor lugar é mesmo Punta del Este, onde há fogos de artifício, muitos jantares especiais em restaurantes e festas (caras).

Para assistir aos fogos em Punta del Este (que explodem à meia-noite ali pertinho do Enjoy Punta del Este Casino & Resort, antigo Hotel Conrad, na Parada 3 da Praia Mansa), o melhor é ficar na passarela de madeira que leva ao Porto, onde a multidão toda estará concentrada, ali pelos arredores dos Restaurantes Virazón e Guappa.

  1. Mesmo havendo bastante gente e sendo difícil encontrar lugar para estacionar, em geral é uma festa bem família, sem grandes perigos.
  2. Muitos restaurantes oferecem ceias (caras), mas tem que reservar com antecedência para garantir! Já o Carnaval no Uruguai se resume aos desfiles de rua com batucada – as murgas e o candombe,

O melhor lugar para assistir é Montevidéu, mas em Punta del Este também ocorrem as murgas. Claro que, se você quiser curtir praia, a melhor época é entre 15 de dezembro e 15 de março – mas a água do mar estará gelada sempre, mesmo no auge do verão.

O Que Fazer Em Punta Del Este
no Réveillon, os fogos de artifício explodem à meia-noite ali pertinho do Enjoy Punta del Este Casino & Resort, antigo Hotel Conrad, na Parada 3 da Praia Mansa – nesta foto, é possível ver onde os fogos estão “montados” na areia da praia

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este Réveillon em Punta del Este

table>

a maior parte do espetáculo dos fogos de artifício em Punta del Este ocorre na Parada 3 da Praia Mansa

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este temporada de cruzeiros em Punta del Este

table>

O Que Fazer Em Punta Del Este a cada dia, um novo navio no horizonte em Punta del Este

img class=’aligncenter wp-image-189362 size-full’ src=’https://www.folkloremiperu.com/wp-content/uploads/2023/08/sylocaegihapycikiwa.jpg’ alt=’O Que Fazer Em Punta Del Este’ /> O Que Fazer Em Punta Del Este

O Que Fazer Em Punta Del Este
toda lindeza de Colonia no outono (e Montevidéu fica linda também!)

Já falei sobre os pores do sol de Colonia ? Acontece em Colonia um incrível fenômeno: TODO SANTO DIA tem um por do sol desbundante. Eu nunca passei um ‘atardecer’ em Colonia que não apresentasse um por do sol estupendo. Fico me perguntando se é sorte minha ou se é simplesmente um lugar afortunado por natureza.

  1. Vocês que estiveram em Colonia tiveram a mesma sorte? Mas saibam que esse fenômeno da natureza não acontece apenas em Colonia, mas em vários outros lugares do Uruguai você pode assistir pores do sol incríveis.
  2. É o caso da Lagoa Mirim, onde eu recomendo esperar pela ‘puesta del sol’ na Ponta (língua de terra que entra lagoa adentro), de Carmelo, onde é indicado assistir o por do sol na Playa Seré, e também de Punta del Este, onde o melhor por do sol é visto na Praia Mansa, em qualquer lugar entre o Porto e a Parada 12.

Vou fazer um overposting de fotos de pores do sol vistos nestes lugares para convencer vocês:

Quantos dias para conhecer Montevideo e Punta del Este?

Saiba o que fazer no Uruguai, Quais as melhores cidades para fazer turismo e lugares imperdíveis para visitar e montar seu roteiro pelo país. O Uruguai é um país pequeno (menor que o rio Grande do Sul) e pode ser conhecido em poucos dias. Dá para conhecer as principais cidades, como Punta Del Este, Montevideo e Colonia em 3 dias.

Quantos dias são suficientes para conhecer Colonia del Sacramento?

Quantos dias em Colonia del Sacramento? Para quem está se perguntando quantos dias em Colonia del Sacramento, indico no mínimo 3 dias. Esse tempo é ótimo para visitar o centro histórico e também as vinícolas da região. Você vai ficar encantado!

Precisa de visto para ir para Punta del Este?

Para brasileiros não é necessário visto para entrada no Uruguai, que podem permanecer no país por um período de até 90 dias, tanto para viagens a turismo quanto para viagens a negócios.